Anjos do Lar oferece serviço de Estomaterapia

A enfermeira Laís Alberton, da Anjos do Lar, esteve no jornal A Voz do Povo, da Rádio Conexão FM, onde falou com os ouvintes sobre uma nova especialidade que está disponível na Anjos, a Estomaterapia. Você sabe o que uma enfermeira estomaterapeuta faz? Não? Vamos entender, pois temos muitos pacientes com essa necessidade.

A Estomaterapia é uma especialidade relativamente nova na área da Enfermagem, veio dos Estados Unidos e está há 30 anos no Brasil. Trata-se da especialidade que trabalha as pessoas com estomias, ou seja, aquelas que usam as bolsas de colostomia, de urostomia, têm feriadas agudas e crônicas ou incontinências.

A importância dessa especialidade se dá porque esses profissionais possuem um conhecimento muito específico na área, atuando diretamente com o cuidado e recuperação, mas também com prevenção e orientação. Tal conhecimento é fundamental para tratar e evitar complicações.

Laís explica que ocorrem muitos erros nessa área por falta de conhecimento. “Não dá para pesquisar na internet ou pedir dicas de outros, procure um profissional”, recomenda.

Laís afirma que a recuperação dos pacientes é muito mais rápida e tranquila quando o tratamento é adequado. Há um processo de adaptação, pois essas patologias mexem muito com o emocional, mas o paciente acaba se adaptando.

De acordo com a enfermeira, um dos grandes problemas desses pacientes é a solidão, pois eles se afastam das pessoas por vergonhas das bolsas e eventuais odores causados por elas.  “Trabalhamos muito na reinserção do paciente na sociedade, ao lado da família e dos amigos”, explica ela, ressaltando que isso é fundamental no tratamento.

Diabetes

Uma das patologias acompanhadas por esses profissionais é a diabetes. A diabetes é uma doença endêmica no mundo, quase 7% da população é diabética. O diagnóstico demora às vezes, o que causa danos como a neuropatia diabética, uma complicação comum mais conhecida como pé diabético.

A Anjos do Lar já está atendendo com avaliação de pacientes diabéticos. De acordo com Laís, a equipe vai avaliar e solicitar exames da parte neurológica e circulatória, porque a doença afeta várias partes do corpo, como olho, rins etc. “Vamos atuar com prevenção, orientação e tratamento desses pacientes diabéticos”, completa.

Fique atento aos sinais da neuropatia diabética:

– Dor contínua e queimação ou formigamento/agulhadas nos pés;

– Perda da sensibilidade protetora do pé. Com ela vêm as feridas;

Laís conta que, às vezes, o paciente já chega à clínica com infecção grave, pois ela se dissemina muito rápido, em 2 ou 3 dias, nos diabéticos. Há casos em que é preciso fazer uma amputação. Cerca de 2/3 dos pacientes diabéticos podem sofrer amputação ao longo dos anos, com a evolução da doença. Por isso é tão importante ter cuidados adequados com a hidratação do pé, uso de calçados adequados, medicação, entre outros.

“A gente não quer tratar doenças, quer prevenir e orientar as pessoas. Coisas (cuidados) pequenas fazem a diferença lá na frente. Um exame anual vai te prevenir de muito sofrimento. Vai fazer diferença quando você tiver 70 ou 80 anos”, alerta.

A especialidade:

O enfermeiro estomaterapeuta realiza o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária.

Serviços oferecidos na Anjos:

Avaliação e tratamento de feridas agudas e crônicas (ulceras venosas e arteriais, queimaduras, pé diabético, lesão por pressão, dentre outras);

Orientações a pacientes estomizados, sobre cuidados com bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia e tratamento de possíveis complicações;

Avaliação de neuropatia diabética e orientações de cuidados com os pés;

Orientação de cuidados com traqueostomias, gastrostomias e cateteres vesicais.

Mande sugestões e nos acompanhe!

Mande suas perguntas ou sugestões de pauta para nós pelo email assessoria@anjosdolar.com.br ou pelo whatsapp 99758-0385! Podemos incluir sua dúvida em uma próxima participação no jornal A Voz do Povo. O programa vai ao ar todos os dias, das 7h às 9h, sob o comando da dupla PC e Peeter Lee Grando. A Anjos do Lar faz uma participação especial para falar sobre saúde nas terças-feiras, às 8h. Acompanhe a gente e participe!
[/av_textblock]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *