O que é Home Care?

Home Care é um termo norte-americano que significa ‘cuidados em casa’, ou ‘atenção domiciliar’. Trata-se de uma modalidade contínua de serviços na área da saúde que envolve atividades dedicadas a pacientes e familiares em ambiente extra-hospitalar, ou seja, no conforto do seu lar. O propósito deste serviço é manter ou restaurar a saúde das pessoas, proporcionando mais conforto, segurança, tranquilidade e humanização. O Home Care de saúde não envolve serviços gerais, como limpeza e alimentação, ele é totalmente direcionado aos serviços de enfermagem.

O que não é Home Care?

Um cuidador ou profissional de saúde autônomo que atende por conta própria em domicílio não é uma empresa de Home Care.

Que perfil de paciente pode receber atendimento domiciliar?

Podem ser atendidos em casa pacientes que possuem necessidade de suporte em saúde, mas estão com quadro clínico estável. E não há limite de idade, podendo ser desde recém-nascido até o idoso. Dentre os casos mais comuns estão: bebês, pessoas com deficiência física ou mental, pacientes crônicos, com AVC (acidente vascular cerebral), câncer, TCE (traumatismo crânioencefálico), acidentados, com queimadura grave, pé diabético, pós-cirúrgicos e idosos.

Qual a diferença entre o ambiente hospitalar e o ambiente extra-hospitalar? Por que é recomendável desospitalizar os pacientes?

O sistema de Internação Domiciliar é o mesmo do hospitalar no que diz respeito aos cuidados com o paciente. O que muda é que este paciente está estável e não precisa de médico de plantão. Os benefícios de tirar este paciente do hospital são inúmeros. Além de sair de um ambiente propício a infecções, ele terá tratamento personalizado e humanizado no conforto do seu lar, com mais segurança e tranquilidade, evitando filas, vaivém de pessoas desconhecidas e troca constante de profissionais.

Por que contratar uma empresa de Home Care? Quais os benefícios?

Os benefícios do Home Care são inúmeros. O paciente recebe atendimento personalizado e humanizado, ao lado da família, em ambiente mais confortável e praticamente imune a infecções.

Qual é o passo a passo para contratar a Anjos do Lar e como atuam?

1º Acessar o site e preencher gratuitamente o formulário de Orçamento;

2º Aguardar agendamento para a avaliação física do paciente;

3º Elaboração e assinatura do Contrato de Prestação de Serviço;

4º Elaboração do Plano Assistencial, que inclui as prescrições médica, de Enfermagem e da equipe multidisciplinar;

5º Dá-se início ao trabalho na casa do paciente, com profissionais munidos do Plano de Evolução do Paciente;

6º O plantão de atendimento é de 24 horas e a supervisão da enfermeira responsável ocorre semanalmente, quando se faz uma checagem geral, com avaliação da evolução do paciente e leitura das prescrições;

7º A Sistematização de Enfermagem, processo de diagnóstico que envolve a Elaboração do Plano Assistencial e avaliação do Plano de Evolução do Paciente, é atualizada semestralmente;

8º O trabalho encerra quando finaliza o contrato ou quando o paciente recebe alta ou vem a óbito.

Quais são os turnos de Internação Domiciliar da Anjos do Lar?

A Anjos do Lar trabalha com cuidados de Internação Domiciliar de 6, 12 e 24 horas diárias.

A Anjos do Lar cobra pelos orçamentos?

Não. Os orçamentos da Anjos do Lar são gratuitos. Basta acessar nosso site e preencher o formulário que daremos retorno, agendando uma avaliação presencial.

A Anjos do Lar atende por convênio?

Atualmente temos parceria com a Unimed Litoral e com o Plano Santa Catarina.

A Anjos do Lar só atua com profissionais de Enfermagem?

Não. Além de equipe completa de Enfermagem, temos um time multidisciplinar que atua no atendimento aos pacientes nas áreas de: Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Massoterapia, Nutrição e temos um clínico-geral responsável, além da enfermeira responsável.

A Anjos do Lar disponibiliza materiais e medicações?

Sim. Além de recursos humanos, temos parceiros que nos possibilitam adquirir materiais de saúde e medicamentos com preços diferenciados para os nossos pacientes.

O serviço de Acompanhamento Hospitalar prevê auxílio à equipe de Enfermagem do hospital?

Não. Neste caso, o profissional da Anjos do Lar se limita a acompanhar o paciente, fazendo o papel dos familiares, quando estes não podem estar presentes. Quem administra medicação e procedimentos são os funcionários do hospital.

O serviço de Gerenciamento de Enfermagem pode ser feito à distância, em outras cidades ou Estados?

Sim, claro! O Gerenciamento de Enfermagem pode ser remoto. Neste caso, damos suporte à família e aos cuidadores por email e telefone sobre os passos da Sistematização de Enfermagem, que inclui as prescrições e o Plano de Evolução do Paciente. Damos toda a base para desenvolver e acompanhar este material.

Qual a diferença entre enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e cuidador?

O enfermeiro tem competências mais abrangentes, seguido pelo técnico. O enfermeiro, além de poder assistir todos os níveis de pacientes, é o responsável pelo planejamento de assistência de enfermagem, como treinamento e capacitação, liderança e supervisão de equipes de atendimento. Já o técnico está habilitado a lidar com pacientes de média e alta complexidade. Os auxiliares cuidam dos que não são tão graves, podendo administrar medicamentos, fazer curativos, realizar higiene de pacientes e até trabalhar com esterilização de material. No entanto, todas as atividades serão realizadas com pacientes sem complexidade.

O cuidador é aquela pessoa que se predispõe a acompanhar o paciente que necessita de cuidados contínuos. Existem dois tipos de cuidador: o formal – que exerce a função e tem qualificação para isso – e o informal – aquele que surge dentro da família ou da comunidade como a pessoa mais indicada e/ou disponível no momento para exercer esta função.

Todos os profissionais devem ser supervisionados e assistidos por um(a) enfermeiro(a) responsável.

Qual é a lei que regula a atividade do profissional de Enfermagem?

A Lei nº 7498, de 25 de junho de 1986, regula o exercício da Enfermagem. A Enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem. Os Conselhos Regionais fiscalizam o exercício da profissão pertinentes à ética profissional e aplicam as sanções necessárias, dentre outras atividades. O órgão responsável pela promoção de estudos e campanhas para qualificação, uniformização de procedimentos e funcionamentos dos conselhos regionais é o Conselho Federal de Enfermagem – Cofen.

As empresas de Enfermagem precisam de algum registro para atuar?

Sim. Além de registro no Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), as empresas de Enfermagem precisam estar cadastradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES.

Os profissionais de Enfermagem têm um Código de Ética?

Sim. Trata-se da Resolução 311/2007, do Conselho Federal de Enfermagem – Cofen. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem normatiza a atuação dos profissionais de todos os conselhos regionais.

Quais são as áreas de atendimento da Anjos do Lar?

A  Anjos do Lar começou em 2011 como empresa de Enfermagem Domiciliar (Home Care), mas no começo de 2017 abriu um Ambulatório de Especialidades e passou a oferecer também consultas médicas e multidisciplinares, assim como procedimentos médicos e de enfermagem no Ambulatório localizado na Rua 1.401, nº 425, salas 2 e 3.

A Anjos do Lar atende qualquer especialidade médica?

A Anjos do Lar está em fase de credenciamento de novas especialidades, mas já dispõem de várias, como: Pediatra; Ginecologista e Obstetra; Infectologista; Dermatologista; Endocrinologista; Clínico-Geral; Cirurgião Plástico; Fisioterapeuta; Acupunturista e Nutricionista. Consulte sempre com nossa equipe se há novas especialidades credenciadas.

O Ambulatório da Anjos do Lar trabalha em regime de Plantão?

Existe Plantão de Enfermagem para clientes do Home Care ou do Ambulatório que precisam de procedimentos fim de semana ou à noite. Neste caso, os procedimentos são realizados pela equipe de sobreaviso do Home Care, que trabalha mediante prescrição.

Não existe Plantão para consultas médicas ou pronto-atendimento, apenas para procedimentos de clientes que já passaram pela nossa equipe (médica ou de enfermagem).

Qual a diferença entre Ambulatório e Sala de Procedimentos?

A legislação define como Ambulatório um ambiente adaptado e equipado para realização de procedimentos médicos e de enfermagem que possua um Centro de Infusão para administração de medicações com controle de dosagem por bomba de infusão.

A Sala de Procedimentos é um ambiente adaptado e equipado para realização de pequenos procedimentos médicos e de enfermagem, como curativos e medicações, sem Centro de Infusão.

A Anjos do Lar é o primeiro Ambulatório com serviço de Home Care e Consultórios Médicos da região e também o único que atende particular e também por vários convênios e Planos de Saúde.

Novinho e confortável, o Ambulatório tem 70 metros quadrados equipados com Sala de Curativos, Sala de Medicação com quatro box (poltronas) confortáveis e individualizados, além de Almoxarifado, Farmácia e uma pequena CME (Centro de Material Esterilizado) – local apropriado para esterilização e lavagem dos materiais usados em curativos.

Qual a diferença entre Consultório e Clínica?

Consultório é um espaço físico onde diferentes médicos e profissionais multidisciplinares independentes atendem à clientela de forma eletiva, ou seja, com horário marcado, cobrando um valor previamente acordado por esta consulta.

Clínica é uma empresa de prestação de serviço da área de saúde que reúne um corpo clínico associado e exige estrutura e registros específicos para realizar os atendimentos na área.

O que é Centro de Infusão?

Centro de Infusão é um ambiente dentro do Ambulatório de Enfermagem adaptado para administrar medicações (endovenosas, intramusculares ou subcutâneas) cuja prescrição exija controle de dosagem (gotejamento) por bomba de infusão, como antibióticos, antibacterianos, enzimas, entre outros.